Universo espírita na universidade

No Indicaê de hoje, vamos apresentar o Universispíritas!

218628_521957444497230_1817121481_o

Universispíritas é um grupo de estudos espíritas que se originou dentro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde a doutrina Espírita é discutida com liberdade e leveza, por meio de temas diversos. Com o objetivo de unir um universo de conhecimentos com o toque jovem, discutindo e buscando juntos respostas para inspirar novos pensamentos e atitudes, o grupo está unido a quase dois anos.

Natália Nicácio, presente no grupo desde o início, conta pra gente como o grupo começou:

Uma vontade, quatro amigos espíritas, problemas da vida cotidiana e um lugar em comum! Foi assim que o UNIVERSISPÍRITAS nasceu primeiro nos nossos corações! Motivados por uma vontade de conhecer mais do espiritismo, e buscando compreender a realidade em que nos deparamos todos os dias, pensamos que uma ideia mirabolante que poderia ser muito bacana: um grupo de estudos espíritas dentro da Universidade! Porque não? Nada melhor que um lugar que representa o conhecimento científico, ser palco para estes estudos.

O grupo começou com pessoas de cursos diferentes que se reuniram pra estudarem juntas temas que julgavam importantes na nossa sociedade, como loucura, depressão, violência e miséria, buscando sempre a interseção entre a ciência e a ótica espírita, cada um contribuindo com os conhecimentos da sua área de formação.

Em quase dois anos, o grupo já passou por diversas mudanças, com o afastamento de alguns integrantes e a chegada de novos, mantendo sempre a mesma sede de conhecimento e vontade de estarem juntos. Monique Cordeiro, também presente no grupo desde sua primeira formação, mesmo se formando e se mudando a trabalho para Vargem Alta (ES), não conseguiu se afastar do grupo:

Quando soube que eu ia mudar de cidade, uma das coisas que eu não queria me afastar de jeito nenhum era o ‘Universis’, e graças à tecnologia continuo participando das reuniões via telefone, pois a energia desse grupo me faz muito bem e tenho certeza que também contagia muita gente (desencarnados e encarnados). Esse espaço nos permite trocarmos ideias, despertar dúvidas, buscar respostas.

O Universispíritas se reúne toda segunda-feira ás 18h30 na UFES, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). A cada novo encontro, o grupo divulga uma arte nova informando o tema de estudo e o local da reunião na página deles no Facebook:

www.facebook.com/Universispiritas

E o Universispíritas deixa um recado para todos:

Um pontinho de luz dentro do grande espaço da Universidade. É meu, é seu, é deles…encarnados e desencarnados, o Universispíritas sempre estará lá para quem dele precisar! Sintam-se convidados a agregar seu conhecimento da doutrina aos nossos encontros! Um abraço enorme a todos!

20140630_200311

E depois do post de hoje, por que não se inspirar e criar um grupo de estudos assim na sua escola, na sua universidade, no seu local de trabalho? Como vimos, não precisa muito, só vontade de estudar e conhecer cada vez mais sobre essa doutrina que abraçamos.

E vocês, conhecem alguma outra iniciativa como essa? Se sim, deixem nos comentários para que possamos conhecer também. INDICAÊ!

E até a próxima sexta!



5 respostas para “Universo espírita na universidade”

  1. Suellen Cruz disse:

    ‘Universislindos’da minha vida!

  2. Eliana Machado Monteiro disse:

    Divulgar …duvulgar..

  3. joselma de Vasconcelos Mendes disse:

    Quando vejo um grupo de jovens discutindo temas do cotidiano sob a ótica espírita e outras iniciativas afins, me alegro, porque este é um movimento real de melhoria do mundo a começar por nós mesmos!
    …E as transformações vão acontecendo!
    Muita paz e luz!
    Abraço frtaerno
    Joselma

  4. Bruno Cabral disse:

    Uma excelente iniciativa!

  5. Isabel disse:

    Que bacana! Proatividade entre os jovens me enche de esperança! Gostaria muito de poder voltar a esta fase e fazer igual. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *