Qual o seu próximo degrau?

É POSSIVEL EVOLUIR NO MUNDO ESPIRTUAL?


Sendo o espírito imortal, seria um absurdo acreditar que a evolução acontece somente no plano material, concorda? Existem por lá mecanismos que possibilitam o aprendizado e a prática de habilidades do espírito. Vários destes exemplos aparecem contados nas obras de André Luiz. Na primeira obra psicografada por Chico Xavier desse autor, Nosso Lar, é apresentado de forma bastante clara como são construídas cidades, no mundo espiritual, dedicadas ao estudo e ao exercício de temas relacionados à ciência e à moral. A escala espírita, organizada por Kardec no Livro dos Espíritos na pergunta 999, nos oferece uma ideia reveladora de como devemos nos melhorar para atingirmos a qualidade evolutiva que nos dará a felicidade.


Então, como se dá a evolução? Segundo Kardec ela se desenvolve em três degraus ou ordens que são:
1ª Ordem – Espíritos Puros: os que já chegaram à perfeição.


2ª Ordem – Bons Espíritos: os seres em que o desejo do bem é predominante.


3ª Ordem – Espíritos Imperfeitos: aqueles em que predominam a ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más, que lhes retardam o progresso.


Estes degraus parecem ser maiores do que somos capazes de alcançar durante uma vida sobre a Terra. Por isto Kardec subdividiu as ordens em dez classes para que pudéssemos compreender melhor a nossa situação. E cá prá nós, dificilmente poderemos nos considerar como seres cujo desejo do bem é se dá 100% das vezes… Assim, pensando em nossa condição, iniciaremos o estudo pela subdivisão da terceira ordem: os Espíritos Imperfeitos que é o degrau da maior dos que estão reencarnados na Terra.


O codificador ensina que esta categoria ainda não compreende a Deus. Poxa, eu achava que conhecia a Deus…. Eu li no Livro dos Espíritos que Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. Isto não me oferece uma boa ideia do que é Deus? Sim, mas um conhecimento bastante limitado. Segundo, o Livro dos Espíritos ainda nos faltam sentidos e também linguagem para compreendermos a Deus.
voltae02-01
Vamos ver quais são as características gerais dos seres que estão na 3ª ordem:
1. o predomínio da matéria sobre o Espírito,
2. a propensão para o mal,
3. a intuição mas não compreensão de Deus.



Já se enquadrou em algum? calma aí espírito puro, que tem mais divisões. 😉


Subdivide-se a 3a Ordem em cinco classes principais, pode marcar x na frente se quiser:


10ª Classe – Espíritos Impuros: o mal é o objeto de suas preocupações, a linguagem é grosseira e muito baixas as suas inclinações.


9ª Classe – Espíritos Levianos: não, não é mais uma família de Game of Thrones, são seres ignorantes e inconsequentes, mais maliciosos que maus, cuja linguagem é alegre, irônica e superficial. É, talvez alguns clãs de Game of Thrones estejam nessa classe. :/


8ª Classe – Espíritos Pseudo-sábios: que possuem algum conhecimento, mas que julgam saber mais do que sabem, com linguagem séria e que, todavia, mistura verdades com suas próprias paixões e preconceitos.


7ª Classe – Espíritos Neutros: Parece sabão em pó, mas não é! São seres apegados às coisas do mundo que não são suficientemente bons para praticarem o bem, nem maus o bastante para fazerem o mal. O Espiritismo ensina que quando não fazemos o bem, estamos fazendo o mal!


6ª Classe – Espíritos Batedores ou Perturbadores: seres cuja presença se manifesta por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas e deslocamento de objetos; são agentes dos elementos do globo e deles se servem os Espíritos Superiores para produzirem fenômenos dessa natureza.


Em que classe destas ainda estamos? Dificilmente poderemos nos encontrar em apenas uma delas, mas se interrogarmos nossa consciência veremos quais destas caraterísticas predominam em nós.


Agora vamos falar das virtudes que devemos desenvolver para nos preparar para a mudança que em nosso planeta está passando. Vamos falar dos bons espíritos. Esperamos que você esteja entre eles. =D
voltae02-02
OS BONS ESPÍRITOS


A 2ª Ordem (Bons Espíritos) tem como característica o predomínio do Espírito sobre a matéria, o desejo do bem e a compreensão de Deus. Agora a sua situação melhorou né? Contudo, os Espíritos que a formam têm ainda de passar por provas. Uns possuem a ciência, outros a bondade e a sabedoria; os mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais. A 2a Ordem subdivide-se em quatro classes principais:


5ª Classe – Espíritos Benévolos: em que a bondade é a qualidade dominante.


4ª Classe – Espíritos Sábios: que têm mais aptidão para as questões científicas do que para as morais.


3ª Classe – Espíritos Prudentes ou de Sabedoria: que apresentam elevadas qualidades morais e capacidade intelectual que lhes permite analisar com precisão os homens e as coisas.


2ª Classe – Espíritos Superiores: que reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade, e buscam comunicar-se com os que desejam a verdade. Os Espíritos Superiores encarnam-se na Terra apenas em missão de progresso e caracterizam o tipo de perfeição a que podemos aspirar neste mundo. Conhece algum? Existem vários exemplos não é mesmo?


Com a evolução espiritual, o progresso vai deixando de acontecer apenas no plano material e se desenvolvendo cada vez mais na erraticidade. Chega o momento em que o espírito não necessita mais reencarnar para concluir o seu aprendizado até que atinja a situação de espírito puro.
voltae02-03
TODOS CHEGARÃO À 1ª ORDEM


A 1a Ordem (Espíritos Puros) apresenta como características gerais não estar sujeita a nenhuma influência da matéria e revelar superioridade intelectual e moral absoluta com relação aos Espíritos das outras ordens. Uma única classe a compõe:


1a Classe ou classe única – Espíritos Puros: seres que já percorreram todos os graus da escala e, desse modo, se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura humana, não têm mais que sofrer provas ou expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, os Espíritos Puros gozam de inalterável felicidade porque não se acham submetidos às necessidades e às vicissitudes da vida material.


Lembrando que a nossa evolução não para por aí! Sempre terá um degrau a subir, sempre alguma coisa a fazer e crescer, então comece hoje mesmo a trilhar sua evolução à felicidade que é conseguir com liberdade fazer a vontade de Deus. Vamos com calma ok? Um degrau de cada vez para não levar um tombo. #ficaadica



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *