Geraê em nova temporada \o/

Alguém aí já parou para pensar quais são os assuntos mais discutidos no contexto da Doutrina Espírita?
Nós, do Geraê, já!
Outro dia, fizemos uma pesquisa simples. Incluímos, no sistema de busca do Google, a palavra “Espiritismo” associada a algumas expressões bem presentes no contexto da Doutrina, entre elas “mediunidade”, “reencarnação”, “causa e efeito”, “livre-arbítrio” e até “Kardec”. Claro que, em cada busca, foram localizados centenas de milhares de links de sites em que esses conteúdos eram explorados. Nossa curiosidade consistia em reconhecer qual expressão contaria com mais links sendo indicados.
Quer arriscar qual foi a mais expressiva associação no momento em que fizemos a tal pesquisa?
Uma pista: não foi nenhuma das palavras que citamos acima. Para nossa surpresa e alegria, a expressão “FAMÍLIA” foi a campeã! Para você ter uma ideia, foi possível identificar mais de 570.000 sites com conteúdos variados ligados ao tema. Dá só uma olhada em algumas comparações…

 

Google05

Google04

Google03

Google02

Google01

Nós já tínhamos a certeza de que a família estaria entre os assuntos explorados na literatura espírita e nos eventos que rolam pelo Brasil a fora. É só olhar para nosso movimento espírita com um pouco de atenção para perceber. Até mesmo por isso que o elegemos como sendo o tema desta temporada do Geraê que começa na próxima quinta e vai até meados de fevereiro.

Essa pesquisa do Google só nos deu mais elementos para montarmos uma programação superlegal para o nosso blog. Se você der uma olhada, mesmo que rápida, vai ver que o tema “família” é explorado de algum modo em TODAS as obras básicas, nas principais obras subsidiárias e é abordagem principal de uma farta literatura espírita. Sendo assim, achamos importante conversar com você, jovem, sobre isso.

É para ajudar você a entender melhor o que representa viver em família e como podemos tirar o melhor proveito dessa experiência, que esta temporada do Geraê vai mergulhar fundo no tema a partir de três grandes abordagens.

Nas primeiras semanas, vamos discutir a construção social do conceito de família, desde tempos antigos até os dias de hoje. Será que existe um modelo que devemos seguir? Será que podemos falar em evolução ou regressão dos valores de família? Estamos aprendendo com as experiências uns dos outros?

familia01

Na sequência, vamos conversar sobre conflitos familiares. Ih, vai dar pano pra manga esse assunto! Mas só assim é que crescemos em relação a algum problema, quando podemos falar abertamente sobre ele e questionarmos nossas próprias crenças e posturas.

Por fim, vamos considerar em que precisamos melhorar para viver uma vida feliz com nossos familiares. Que valores precisamos construir? Do que não podemos abrir mão? Que habilidades precisamos investir em nós mesmos, para que o caminho da paz dentro no lar não seja mais uma realidade distante de nós?

Como você pode ver, assunto é que não falta. E também não vai poder faltar a sua participação. Mandaê sua pergunta, curtaê o conteúdo que você mais gostar, compartilhaê o que você achar que pode ser importante para alguém, comentaê o que você achar do tema. Este blog também é seu, fique à vontade para nos ajudar a construí-lo dia-a-dia.

Para aquecer as turbinas, nosso post de quinta vai ter promoção. Fique ligado porque você vai poder ganhar um presente demais!

Abraços e até quinta!



8 respostas para “Geraê em nova temporada \o/”

  1. Cerutti disse:

    Um tema importante e desafiador para os tempos atuais.

    • Gera'ê disse:

      Põe desafiador nisso Cerutti. Mas a equipe pedagógica que faz parte deste projeto estudou muito para isso. Vamos em frente. \m/

  2. Renatinha disse:

    Eu adorei o tema!!! É realmente achei surpreendente as pesquisas no Google terem apontado FAMÍLIA como o tema de maior conteúdo, quando ligado ao Espiritismo. Por mais que seja muito abordado, pensei que reencarnação ou mediunidade teriam mais material on-line do que família. Que surpresa boa!
    Vamos que vamos com o Geraê, que este blog é leitura essencial para mim!!! Que bom que está de volta!

  3. Chiquinho disse:

    A família é um grande celeiro de oportunidades para espíritos se encontrarem e trabalharem suas diferenças onde tantas encarnações decaimos em erros.
    Atualmente vivemos uma mudança na estrutura familiar, tema polêmico mas que devemos discutir em todas as casas espíritas e principalmente devemos entender e compreender que o amor é o mais importante.

  4. Bruno Cabral disse:

    Ficou muito boa a apresentação da Nova Temporada! Simples, objetiva e empolgante!

  5. Eduardo disse:

    Achei muito interessante essa comparação com outros temas, nunca tinha pensando nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *